Com tantos alertas no mundo sobre a nova pandemia, os empreendimentos ao redor do mundo estão se preocupando sobre o seu futuro.
É claro, se até mesmo grandes empresas estão sentindo os impactos violentos da “ameaça invisível”, qualquer empreendedor se põe em estado de alerta para os prejuízos que virão.
Infelizmente, eles podem chegar e o impacto disso será imensurável.
Diante desse cenário, nos próximos meses vivenciaremos 3 diferentes fases no mercado.
Primeira fase: Aceitação e ajustes emergenciais
Nessa fase você estará focado em ações emergenciais como viabilização de home office, ajustes de atendimento aos clientes, tecnologia, etc.
A dificuldade desta fase depende muito do nível digital do seu negócio e capacidade de adaptação.
Busque soluções tecnológicas principalmente para vendas e atendimento.
Segunda fase: A gestão da crise
Essa é a fase mais difícil.
Cortes de custos, ações de combate a inadimplência, gestão estratégica e ações rápidas serão determinantes.
Alinhamento de rotinas do time profissional, controle emocional e gestão de caixa serão indispensáveis.
Nessa fase surge o grande desafio:
Conduzir o negócio pelos próximos 4 ou 6 meses.
Aqui o “contas a pagar” é mais importante do que o “contas a receber.”
Terceira fase: O recomeço
Essa é a fase em que retomaremos nossa rotina e será nela que as oportunidades surgirão.
Quem chegar nessa fase com o menor impacto possível terá melhores condições de conquistar resultados e retomar o caminho para regularização das pendências que ficaram em aberto.
Portanto, é o momento de se reinventar e de trocar conhecimentos a fim de encontrar as melhores ações para se manter produtivo mesmo nesse cenário indesejável.
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